Os sistemas de incêndio são considerados sistemas essenciais de suporte a vida. Sistemas com tal importância não podem deixar de ser considerados em um projeto de portaria remota. A portaria remota por questões éticas e de segurança deve estar subordinada a central de alarme e incêndio. Uma vez acionado o sistema de incêndio envia um comando para nossa central que abre todas as portas, portões ou clausura para que o usuário tenha livre acesso ao sair do edifício. Este sistema deve possuir também um auto teste para verificação automática de falhas no sistema de incêndio evitando mau funcionamento em momento crítico. Todo esse processo desde o momento do alarme de incêndio até a finalização do sinistro é registrado e acompanhado por nossa central de monitoramento. Assim que o alarme de incêndio é cancelado nosso sistema volta automaticamente a normalidade, travando as portas e fechando os portões e clausura.
Além disso se faz necessária no projeto de portaria remota, adaptações para que a acessibilidade seja totalmente garantida a todos os usuários independente de tamanho, idade ou condição física (Cadeirante, pessoa de baixa estatura, deficiente físico etc.).
Verifiquei junto a empresa de portaria remota do meu condomínio se o sistema da portaria era conectado a central de incêndio, eles disseram que não. Informei ao síndico e ele está tomando providências para a troca da empresa. Acho de alta importância que a portaria remota esteja conectada ao sistema de incêndio, assim a central pode entrar em contato com os bombeiros de imediato e prevenir o pior.
Sandra ficamos gratos pelo seu comentário. A verdade estarrecedora é que a grande maioria das empresas de portaria remota atualmente não possuem comunicação com a central de incêndio ou seja em um possível “sinistro” a central da portaria remota não tem conhecimento do incêndio e nem tem como antecipar a chamada do corpo de bombeiros. E importante também que o sistema de incêndio tenha a prioridade na abertura dos portões e portas sociais, assim as pessoas passam a ter trânsito livre e portas abertas em caso de incêndio. Caso seu síndico tenha interesse estamos a disposição para apontar soluções completas para portaria remota e controle de acesso. Entre em contato. Grato.
Vou passar o contato da empresa para o síndico. Depois que a portaria foi instalada percebemos um monte de problemas e mesmo sendo leigos no assunto fica impossível não perceber as falhas no projeto. Por exemplo, qualquer um entra pela garagem quando um carro passa e nada acontece. Nenhum alarme, nenhum aviso de intruso no prédio, nossa é uma vergonha.
Sandra eu sei que é frustrante mas a portaria remota é uma idéia sensacional e funciona. O problema é que as empresas estão indo no oba, oba da novidade e não estão se preparado adequadamente para entregar um produto completo que funciona. Por isso eu sempre falo com moradores e síndicos. Vejam na prática como funciona tudo. Questionem, veja a procedência da empresa e não assinem nenhum contrato antes de ter certeza de que tudo que foi acordado será instalado e testado. Depois que você assina um contrato longo de 3 anos e vê que trocou gato por lebre fica difícil pagar R$ 30.000,00 entre multas de rescisão.